31 julho 2016

O Legislativo está para colaborar com o crescimento da sociedade em que atua, e não para confundi-la


Refletindo sobre  os diversos pronunciamentos nesta casa, coisa que é nossa função também, troquei a posição e me coloquei do outro lado como cidadã que acompanha os trabalhos desta casa e imaginei como o cidadão deve ficar confuso, quando  alguns de nós citamos trabalhos dignos do gestor municipal e estadual e ao mesmo tempo alguns de nós rebatemos as mesmas citações.
Então eu fui conferir, já que todos nós sabermos qual é a nossa função,  aí entre vários  escolhi  o seguinte conceito:
O vereador é, ao mesmo tempo, porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população. A realização de seminários, debates e audiências públicas são funções dos parlamentares que contribuem neste aspecto, pois funcionam como caixa de ressonância dos interesses gerais.

Sendo assim, percebo que o melhor trabalho para a população é mesmo o de juntar as forças – Cidadãos – Parlamentares – Executivo Municipal, Estadual e Federal irem um busca de formar PARCERIA – REPITO PARCERIA, e não o embate de medir forças, não é isso que o cidadão espera e  precisa de nós, pessoas públicas.
Quero agradecer e parabenizar a presença de autoridades, cidadãos, mulheres na sessão e também não poderia deixar de ressaltar a brilhante presença da juventude neste dia, volte sempre, serão sempre bem vindos.
Temos notícia e em breve estatísticas de  que no município há inúmeros casos  de violência contra a criança, casos preocupantes de uso de drogas e álcool e nós não podemos ficar aqui só apontando o problema, nossa função é conscientizar e informar a população sobre o que temos também de solução em nosso município.
E qual seria a solução para tais problemas?
Na verdade temos tentativas de solução como por exemplo a Educação de tempo Integral, na qual o aluno permanece mais tempo dentro das escolas com atividades positivas e o Governo Estadual por vontade  do  governador Beto Richa e secretário da Educação Flavio Arns tem se empenhado para propor a Educação Integral em todo o Estado. Em Jaguariaíva temos já funcionando gratuitamente para os alunos matriculados nas Escolas Estaduais citadas abaixo:


Colégio Estadual Anita Canet
Aulas de Letramento em Matemática
Aulas de Rádio Escolar
Aulas de História em Quadrinhos
Aulas de Canto e Coral

Colégio Estadual  Nilo Peçanha
Aulas de Conto e coral
Aulas sobre jornal como trabalhar
Aulas de Educação Ambiental
Aulas de dança
Aulas de fanfarra

Essas atividades estão disponíveis para os alunos dessas escolas, mas existe uma sobre de vagas imensas por isso a divulgação é necessária, os pais devem incentivar os filhos a participarem de atividades que os ocupe positivamente.
Essas atividades são realizadas em PARCERIA  com o governo federal o programa tem o nome de “Mais Educação”  o governo federal propôs e o Governo Estadual abraçou.
Na função de incentivadora de práticas que visam a melhoria da vida da população tenho certeza  que o município está desenvolvendo ações importantes  neste sentido me proponho a divulgar também.
Estamos abertos a parcerias.
Uma ótima semana a todos

SANDRA NEGRINI


Vereadora Sandra cobra "Acessibilidade - Direito de Todos " em Jaguariaíva


Através da indicação 22/ 13 de autoria da Edil Sandra Negrini, sugerindo o integral cumprimento às disposições expressas nas Leis Municipais nºs. 1.728/2007 e 2.335/2011, que tratam respectivamente, sobre a instituição da comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e dá outras providências e da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e, institui a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e de cobrança da população  começou um movimento em favor da Acessibilidade no Município de Jaguariaíva. E vem somando colaboradores como a   Fisioterapeuta Denilsen, que tem se desdobrado levando conhecimento sobre o assunto às redes sociais , tendo ainda  o pedido da sociedade para  providências em relação à Acessibilidade e se colacando à disposição para ajudar no que se fizer necessário para mudar esta realidade em nosso município. 
] 

30 julho 2016

Vereadora Sandra destaca a importância e apoio a Participação Popular


"Acredito e  trabalho intensamente na motivação das pessoas para que acompanhem os trabalhos legislativos" A parlamentar disse que cidadania se faz com participação popular, 

Sandra comentou, que às vezes é até  repetitiva em sua fala em relação à participação popular, mas entende que é bom sempre continuar lembrando o cidadão. “A participação da população é o melhor caminho para mudar o mundo em que vivemos” complementa. A vereadora disse acreditar tanto nessa questão que irá promover neste ano diversas formas de incentivar a participação popular.

O Gabinete de Sandra propôs em um ano de mandato atrair cada vez mais o interesse das pessoas, promovendo homenagens, reconhecimento de trabalhos, eventos de capacitação, levantamento de temas importantes e também alguns esquecidos.Desta forma conseguimos  trazer para cá um número expressivo de pessoas. Muitas, inclusive, confessando nunca antes terem participado das sessões ou terem vindo na Câmara” disse a vereadora.

Ela esclarece que seu gabinete, além de atender a demanda padrão e ordinária, tem metas a cumprir e o aumento da participação popular nos trabalhos da Câmara Municipal é uma delas, talvez uma das mais importantes. “A responsabilidade de governar, não é só do governante, mas do povo que o escolheu através do voto. Por isso a população deve participar mesmo das sessões da câmara, das audiências públicas, das reuniões de pais nas escolas dos filhos, das campanhas voluntárias e principalmente das sessões da Câmara que é um dos maiores espaços de democracia e de cidadania de nosso país” concluiu.

Vereadora Sandra promove primeira sessão da Câmara com interpretação em Libras


Vereadora Sandra promove primeira sessão da Câmara com interpretação em Libras



A preocupação com a inclusão social motivou a vereadora Sandra Negrini (PSC) a promover a primeira sessão da Câmara Municipal de Jaguariaíva com a utilização de intérprete em libras. Na sessão desta segunda-feira, 30 de setembro, além de alunos e professores da Educação para Surdos, também estiveram presentes membros da Associação Gasa (Grupo de Amigos dos Surdos de Arapoti).

A iniciativa da vereadora, em celebração ao “Setembro Azul”, foi muito elogiada pelos professores e representantes dos grupos de apoio aos deficientes auditivos. “Hoje, um dia histórico, com a grande participação de alunos, professores e representantes, encerramos as atividades do mês Setembro Azul. Parabenizamos a vereadora Sandra Negrini pela iniciativa. É de pessoas assim, engajadas e comprometidas, que a nossa sociedade precisa” disse a professora Suellen. O Setembro Azul é um movimento nacional que luta pelos direitos dos alunos surdos do país.

A vereadora agradeceu a presença de toda a comunidade que luta pelos direitos dos surdos e enalteceu o trabalho do “Setembro Azul”. “É ummovimento que tem o intuito de divulgar as conquistas sociais políticas, a cultura, identidade e o fortalecimento da identidade surda brasileira.  A verdadeira inclusão das pessoas surdas na sociedade inicia-se no respeito à sua diferença linguística e cultural” disse a parlamentar.

Sandra, em seu pronunciamento, afirmou que a defesa da liberdade de expressão dos surdos e seus direitos é a bandeira das pessoas que batalham por melhores condições para  a Educação para surdos, como as que  estavam acompanhando a sessão. “São cidadãos brilhantes que recebemos nesta casa hoje, as quais desenvolvem com muito carinho essa missão de atendimento as pessoas surdas” falou. Ela disse ainda que em comemoração a mais um “Setembro Azul” é que fez esse convite aos educadores e alunos presentes.  “O Setembro azul acaba hoje, mas a luta em favor de avanços de Educação para Surdos continua”.

29 julho 2016

Incentivo ao uso Racional e Sustentável da Água agora é Lei, e de autoria de nosso Gabinete






Projeto: ÁGUA, AJUDE A ECONOMIZAR!


Nossa batalha em prol do uso racional da Água é coroado agora com a Lei 2601/ 2016 que institui a "Semana de Incentivo ao Uso Racional e Sustentável do uso da Água". Há muito lutamos dentro da profissão e também dentro de todo o mandato pelo cuidado com o nosso bem maior a "Água", seguimos e agora através de lei trabalhando em prol da Conscientização pela economia e uso racional da Água em nosso município, pois esse é o legado que devemos deixar  para os nossos filhos: Salvar a água para o futuro do planeta. 
Nosso gabinete organizou ações em parceria com as Escolas, Professores e Alunos e também com o SAMAE em defesa do consumo sustentável da água, e através do nosso mandato deixamos de forma oficial a Lei que institui a Semana de Conscientização do uso Racional e sustentável da água, que deverá acontecer no  mês de Marco, na mesma semana que se comemora o Dia da Água, 22 de março.  


Muitas pessoas se perguntam constantemente, sobre o porquê de economizar água, já que nosso planeta é ⅔ de água. Até encontramos em alguns lugares, como revistas, livros e jornais, brincando que nosso planeta Terra, deveria ser chamado de planeta Água.
            Há realmente uma grande quantidade de água em nosso mundo, porém a grande maioria é água salgada ou água que não pode ser aproveitada. Apenas 0,008% de toda a água doce pode ser aproveitada, é água potável, próprio para consumo.  Por isso é preciso economizar, para que futuramente nossos filhos não sofram por falta de água.
            Além da conscientização de Economia da água, devemos pensar constantemente em preservar a Natureza. Assim, esse projeto se propõe a desencadear entre crianças, jovens e adultos e toda comunidade a reflexão sobre a preservação do Meio Ambiente como um todo.

Trabalho realizado pelos alunos professora Eli Regina -
SR-AH/SD(Sala de Recursos Altas Habilidades e Superdotação) período vespertino 






*Introdução:
Para comemorar o dia da Água, propomos uma atividade interativa com a participação das escolas, colégios do município, SAMAE  e  Câmara Municipal dos Vereadores.

O talão com a conta de água, que é distribuído para toda a população, tem um campo para mensagem. Nesse espaço, serão impressas as frases desenvolvidas pelos alunos das Escolas Municipais(Ensino Fundamental ), e  Escolas Estaduais(Ensino Fundamental II e  Ensino Médio).

Trabalho realizado pelos alunos professora Eli Regina -
SR-AH/SD(Sala de Recursos Altas Habilidades e Superdotação) período vespertino 



*Objetivos:
·         Colaborar com a preservação e economia deste bem Natural: A Água;
·         Analisar o grande prejuízo que a população terá como a escassez da água.
·         Despertar a consciência Ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
·         Criar um momento de reflexão, conscientização sobre a necessidade de economizar Água;
·         Refletir sobre uso correto da água nas atividades do dia-a-dia;
·         Reconhecer a importância desse líquido essencial para a saúde da humanidade;
·         Demonstrar aos alunos e consequentemente às famílias a necessidade de cuidar hoje, desse bem natural: A Água, para termos um futuro garantido.
·         Integrar Comunidade Escolar, Câmara dos Vereadores, Serviço Público: SAMAE (Serviço Autônomo Municipal Água e Esgoto) e população.

Trabalho realizado pelos alunos professora Eli Regina -
SR-AH/SD(Sala de Recursos Altas Habilidades e Superdotação) período vespertino 


*Metodologia:
Concurso de frases com o tema: Água. Vamos economizar.
Ensino Fundamental I – Escolas Municipais – frases
Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Escolas Estaduais  - frases
Cada Escola deverá encaminhar apenas uma frase por Ensino(Fundamental I, II  e Médio) 

Trabalho realizado pelos alunos professora Eli Regina -
SR-AH/SD(Sala de Recursos Altas Habilidades e Superdotação) período vespertino 

Premiação
·         Será formada uma comissão composta por representante do SAMAE, Câmara Municipal, Gabinete Vereadora Sandra Negrini, Escolas Municipais e Estaduais para selecionarem os trabalhos vencedores.
·         O aluno vencedor de cada Ensino receberá um troféu.
·         As frases vencedoras serão expostas a partir do próximo talão da conta de água do SAMAE(Serviço Autônomo Municipal Água e Esgoto), no espaço mensagem. 

Trabalho realizado pelos alunos professora Simone -
SR-AH/SD(Sala de Recursos Altas Habilidades e Superdotação) período vespertino 



*Cronograma:
·                  20/03/13
As frases deverão ser entregue na Documentação Escolar de Jaguariaíva, ou no Gabinete nº 4, da Câmara dos Vereadores.

·                  21/03/13
A comissão responsável pela seleção das  trabalhos se reunirá em uma das salas da Câmara Municipal para a Escolha das frases.






·              















   22/03/13
Será divulgado na Rádio Jaguariaíva o nome dos vencedores e suas respectivas Escolas receberão o comunicado por escrito.

·                  25/03/13
-Visitação acompanhada dos alunos que  tiveram suas frases escolhidas,  no SAMAE, período da tarde.
-Os alunos vencedores receberão o troféu e a devida homenagem na sessão da Câmara dos Vereadores. 


Trabalho realizado pelos alunos professora Eli Regina -
SR-AH/SD(Sala de Recursos Altas Habilidades e Superdotação) período vespertino 

Nosso Gabinete em defesa do Meio Ambiente com Alunos e Professores

05 de junho de 2013 - Dia Mundial do Meio Ambiente





"A Câmara Municipal por iniciativa do Gabinete da Vereadora Sandra Negrini comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras  que versaram sobre Reciclagem, Preservação do solo, para mais de 300 alunos das Escolas de Jaguariaíva, contando com a  a colaboração da  Norske Skog e Trópico Assessoria Ambiental. 

27 julho 2016

Projeto de nossa autoria institui Semana Municipal da Agricultura Familiar em Jaguariaíva

Agricultura Familiar tem uma importância gigantesca para a nossa sociedade atualmente porque ela contribui para a segurança alimentar, segurança nacional, defesa do território e até para a estabilidade dos governos, conhecedora de tudo isso é nosso gabinete trabalho para instituir a Semana da Agricultura Familiar em nosso Município, a qual foi sancionada pelo executivo tornando lei Municipal Nº. 2505/2014.






agricultura familiar (AF) está presente em todos os países desenvolvidos, que têm como base de seu dinamismo econômico uma saudável distribuição da riqueza nacional. Mas, para que esta forma de agricultura seja desempenhada de forma eficiente e para que exista um fortalecimento da mesma, é preciso que haja uma interdependência entre diversos fatores sociais, como é o caso de  movimentos sociais, diversos ministérios, governos estaduais e municipais, agentes financeiros, entre outros.


 A AF também é autora de transferências de renda para outros setores, uma vez que osagricultores (que também são gestores), trabalhadores e proprietários do estabelecimento agrícola utilizam remuneração mínima de seu trabalho e de seu patrimônio, o que proporciona investimentos em outras áreas de produção.

Os benefícios da agricultura familiar                             Por  em 11 de junho 2012


Lei que “Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais”, delimitando quem se enquadra na lei, quais são os créditos disponíveis e quem pode recebê-los, dentre outros.
Portaria nº 65, de 05 de agosto de 2013.
Trata-se de portaria instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que veio pra revogar a portaria n° 112, e determina novos procedimentos referentes à operacionalização e participação das indústrias brasileiras de máquinas e equipamentos no Programa do Governo Federal, inclusive as indústrias participantes do programa governamental “Mais Alimentos Internacional” devem enviar documentação ao MDA solicitando recadastro até o dia 06/09/2013, uma vez que tal programa visa estabelecer uma linha de cooperação técnica com enfoque no apoio à produção de alimentos pela agricultura familiar e na segurança alimentar e nutricional.
Links  contendo variadas legislações relacionadas à Agricultura Familiar.

26 julho 2016

Grande movimentação para Melhoria do Trânsito em Jaguariaíva organizada pelo nosso Gabinete

Fizemos no decorrer do mandato muitos trabalhos para favorecer a população, pois foi   o que prometemos  quando candidatos, apoiar a população nas suas necessidades e anseios.
Adesivaço, passeatas foram algumas das ações que aconteceram com o objetivo de conscientizara população que as normas do Trânsito deve ser respeitado pelos pedestres e pelos motoristas. 

E a questão do Trânsito em nosso Município foi e é preocupação da comunidade pensando nisso nosso Gabinete organizou junto às Escolas Estaduais e com o Ciretran na época coordenado pelo Gilson, que muito colaborou com o grande evento realizado na Cidade e coordenado pelo nosso Gabinete , quando contamos também com a parceria da Auto Escola Jaguar e com a colaboração da Polícia Militar.
Fizemos manifestação em favor da Paz e respeito as normas do trânsito, com a valiosa parceria das Escolas Estaduais em várias partes da Cidade, Vila Kenedy , Cidade Alta, Avenida Antonio Cunha, Avenida Paulo Pimentel  e um grande evento com o apoio da APAE, próximo a passarela na Rua Rafael Petruci.
Muitas fotos comprovam esse grande trabalho organizado por meu Gabinete e com a valiosa Parceria de toda a Comunidade, percebemos logo em seguida uma diferença em relação os motoristas nas faixas de trânsito e outros.
Buscando fazer a nossa parte de cidadã e representante da População !

É PRECISO PARTICIPAR PARA MELHORAR