25 maio 2014

Historiador Rafael Pomin recebe Moção de Aplauso da vereadora Sandra Negrini




O historiador e colunista do jornal Folha Paranaense, Rafael Gustavo Pomin Lopes, foi homenageado na sessão da última quinta-feira, 22 de maio, com uma Moção de Aplauso. A proposição, uma iniciativa da vereadora Sandra Negrini (PSC), foi aprovada por unanimidade e visa reconhecer o bom trabalho, o amor e a habilidade com que Rafael tem retratado a história de Jaguariaíva e região. 

Em seu discurso, a vereadora destacou que Rafael é um jovem guardião da história de Jaguariaíva, comprometido com o município. “O Rafael é um jovem cidadão, hábil, comprometido, envolvido e exemplar. Sempre presente nas sessões desta Casa, chega a ser uma grande surpresa para todos nós quando não o enxergamos neste plenário. Enfim, você contraria a lógica popular de que o jovem não participa. Você é eficazmente participativo” falou Sandra.

A vereadora também destacou o talento do homenageado. “Você é detentor de um talento humilde, porque com toda essa habilidade que possui você não se vangloria. Isso quem faz é quem te conhece” falou a parlamentar para Rafael. Durante o pronunciamento, Sandra relembrou um pouco da história do homenageado. “Na faculdade também, enfim, na vida acadêmica você sempre demonstrou seu talento nato, um estudioso eterno”.

Em sua biografia, vale ressaltar, que desde que iniciou seu trabalho de cunho historiográfico, Rafael Gustavo Pomim Lopes nunca lucrou com tal, pois tudo o que fez sozinho ou ao lado do amigo-escritor George Abrão, foi por pleno amor à cidade de Jaguariaíva e seus conterrâneos, tendo sempre em mente a valorização da história.

O historiador, formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), já escreveu para diversos veículos de comunicação, como Diário dos Campos e Jornal da Manhã, além de escrever e contribuir com publicações como “Jaguariaíva e seus 172 causos”, Sabores de Jaguariaíva: resgate gastronômico-cultural” e “300 causos de Jaguariaíva”.

18 maio 2014

O Legislativo que queremos ter


Artigo da revista Interlegis Brasil em Revista

Vereadores 2013-2016
     Muito se tem dito sobre a última colocação que o Poder Legislativo ocupa no ranking de confiança da população brasileira em diversas pesquisas já feitas. De fato, não há como negar que o Legislativo enfrenta uma gravíssima crise de credibilidade com a opinião pública. 
     Em defesa do Legislativo brasileiro  é preciso esclarecer que se trata de uma crise de credibilidade da política como um todo em em nível mundial. Não é um problema isolado do Brasil; em todos os países do 
mundo, as instituições políticas são alvo de pesadas críticas. 
    Há porém, uma grande desinformação com relação ao Legislativo. Primeiramente, há uma grande confusão entre as atribuições dos Poderes Legislativo e Executivo. Muitos confundem as duas esferas de poder, como se ambos fossem governo e, com isso, cria-se uma expectativa exagerada da atuação do Parlamento, canalizando para ele demandas que deveriam ser dirigidas às outras esferas de poder. 
     O Legislativo é uma instituição em permanente atualização, sendo muito rápido em responder, no limite das competências dele, às pressões sociais.É o órgão público mais transparente, mais vigiado e também o mais criticado - com críticas nem sempre justas e ás vezes até cruéis.
     Mas, se o Legislativo  é o órgão mais criticado, é também muito querido: a população sabe o quanto é necessário, pois é quem materializa a democracia da nossa sociedade. E a manutenção da democracia é anseio indiscutível do povo brasileiro. 
     E se existe uma confusão sobre o alcance da atuação do Parlamento, há que se admitir que o Poder Legislativo encontra-se muito longe do que desejamos ter na nossa sociedade. 
     A grande questão que se coloca é: o que fazer para alcançar esse Legislativo que queremos ter?
     O resgaste da credibilidade só vai ser alcançado se todos os que formam o Poder Legislativo se engajarem verdadeiramente em ações que visem a tal objetivo.

Recolhimento do óleo usado é iniciado em Jaguariaíva



O Gabinete da vereadora Sandra Negrini iniciou neste fim de semana a ação de destinação correta do óleo de cozinha usado. O pontapé inicial do projeto desenvolvido pela parlamentar aconteceu neste sábado, 17 de maio, juntamente com o dia da Cidadania, realizado pela ULT Fajar. A iniciativa visa reduzir os riscos que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. 

Durante seu pronunciamento na sessão da última quinta-feira, 15 de maio, a vereadora destacou o projeto 2045/2009, aprovado pela Câmara, que autoriza o Poder Executivo a implantar o programa de reciclagem do óleo. “O nosso gabinete está buscando fomentar esse trabalho por entender a necessidade de cuidado com o meio ambiente. Não estamos desenvolvendo um projeto e sim, através de uma inicativa, estamos juntando parceiros para colocarmos em teste essa ação” falou Sandra.

Ela ainda afirma que a iniciativa precisa da colaboração da população para ser bem sucedida. “Precisamos da conscientização e participação do nosso cidadão para essa ação ser efetiva e assim colaborarmos decisivamente como o nosso meio ambiente. Assim estaremos evitando que o óleo vá para o solo ou as águas dos rios” disse. 

Durante o dia da cidadania, vários serviços relacionados a reciclagem foram disponibilizados. A vereadora também lembrou que o óleo usado pode ser entregue no Supermercado Rickli. “Agradecemos ao apoio do Rickli nessa iniciativa e também ao pessoal do Rotary Club de Jaguariaíva, à empresa Jóia pela disponibilização do espaço para divulgação e à ULT e o seu curso de Bicombustíveis, através do coordenador, professor Jeferson” ressaltou a vereadora.

14 maio 2014

Vereadora Sandra desenvolve e apoia ações em favor da qualidade na Educação do Município



Jaguariaíva – Uma das bandeiras defendidas pela vereadora Sandra Negrini (PSC) sempre foi a da Educação. Na Câmara Municipal, a parlamentar preside a Comissão de Educação, Cultura, Ecologia e Meio Ambiente. Até por isso, boa parte do tempo da vereadora é dedicado com ações e projetos que visem o benefício e o desenvolvimento de uma educação de qualidade em Jaguariaíva. 

Com esse propósito, durante quase um ano e meio de mandato, Sandra já apresentou diversas proposições e realizou diversas atividades na área educacional. Ela também tem buscado ouvir constantemente as reivindicações dos professores municipais. “Temos esse comprometimento de lutar a favor dos interesses dessa classe de tão grande importância para o desenvolvimento do município” comenta. Muitas das proposições apresentadas por Sandra relacionadas à área são frutos dessas conversas com os educadores.

A preocupação com a estrutura física dos colégios do município é constante no trabalho da parlamentar. Juntamente com diretores dos colégios Olavo Bilac e Nilo Peçanha, Sandra esteve na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para solicitar junto ao deputado estadual Mauro Moraes (PSC) melhorias nas respectivas escolas. O mesmo pedido foi feito junto à Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE). Entre os pedidos apresentados destacam-se a construção de salas de aula, laboratório de Ciências, bem como mobiliários como carteiras, armários e outros.

Os trabalhos realizados pelas escolas e seus estudantes também é valorizado pelo mandato da vereadora. Como exemplo, na sessão do dia 19 de agosto do ano passado, a vereadora promoveu uma homenagem a alunos de escolas do município como celebração pelo Dia do Estudante, celebrado em 11 de Agosto. Várias escolas e entidades como a APAE/Jaguariaíva receberam das mãos de Sandra Moções de Aplauso como forma de reconhecimento pelos trabalhos educacionais desenvolvidos.

A Educação para o Trânsito também foi tema recorrente no trabalho da parlamentar. Ações que integraram o projeto “Participar para Melhorar o Trânsito” movimentaram a comunidade, disposta em contribuir para a diminuição de acidentes de trânsito. O Gabinete da vereadora coordenou atividades como a oficina de Educação Para o Trânsito. Muitas das indicações apresentadas em sessão também tiveram esse objetivo com as sinalizações implantadas pelo município e mudanças no fluxo de veículos nas vias centrais.




Outro fator de destaque foi o desenvolvimento de uma educação para a paz nas escolas do município e na sociedade em geral. A vereadora teve como iniciativa, em parceria com o CMDCA, a elaboração do “1º SerdePaz”, um seminário realizado no ano passado com mais de 100 participantes no Cine Teatro Valéria Luercy e que contou com o palestrante Nei Alberto Salles Filho, professor da UEPG.

06 maio 2014

Confira as principais ações da vereadora Sandra Negrini no mês de Abril


Sandra contribui na transformação de ambiente no bairro do Bosque da Saúde

A vereadora Sandra Negrini em visita ao Bosque da Saúde atendeu a um pedido do morador do bairro que desejava transformar um espaço da comunidade em área verde e de lazer. A parlamentar apresentou indicação ao prefeito municipal José Slobodá e foi prontamente atendida. 

O local será recuperado para transformação em um espaço florido. “Com isso, o sonho do Sr. João está mais próximo de ser realizado, pois contamos com mais gente sonhando junto.  Que venham mais parcerias para efetivar essa transformação” disse a vereadora. A prefeitura efetivou a limpeza da área verde, que antes estava ocupada por mato e lixo.

Vereadora Sandra Negrini promoveu a Páscoa da Solidariedade
 
Com o objetivo de compartilhar o espírito de páscoa com as crianças e demais cidadãos jaguariaivenses, a vereadora Sandra Negrini distribuiu lembranças na comunidade da Vila Kenneddy II e no Lar Bom Jesus no domingo de páscoa, 20 de abril. A ação coordenada pelo gabinete de Sandra teve o apoio dos Supermercados Rickli e Mello.

Em cada expectativa no recebimento de uma pequena lembrança, a nossa recompensa foi observar o sorriso limpo dessas crianças. Tivemos uma Páscoa muito feliz” disse Sandra.
No Lar Bom Jesus, a vereadora participou de atividades como o corte de grama e plantio de flores. Na sequencia doou frutas e doces a todos do Lar. Esta ação coordenada pelo gabinete de Sandra teve o apoio dos Supermercados Rickli e Mello.

Agradeço a presença das solidárias jovens Izabelle OliveiraMarina BrisolaRobiely Oliveira e ajuda de Natalie Roberta Elizeti Oliveira e Mário. Agradeço também ao acolhimento  da Marilda PaesCleia Sloboda,  Angelica e funcionários” falou a vereadora.
 


Sandra faz a doação de produtos da horta comunitária da Câmara Municipal
 
Um trabalho muito reconhecido desenvolvido pelo gabinete da vereadora Sandra Negrini é o da horta da Câmara Municipal. A vereadora incentivou a recuperação um espaço inutilizado do Legislativo para o plantio de hortaliças. Os produtos da horta são doados para instituições da cidade. Neste mês de abril, a parlamentar esteve novamente doando os alimentos no Lar Bom Jesus.

“As Hortas Comunitárias podem ser espaços de convívio, lazer e aprendizagem, com um forte potencial sociocultural e de incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores” explicou a vereadora.
 
Em reunião na Fajar, Sandra define destinação correta do óleo de cozinha usado

No último dia 22 de abril, Sandra esteve em reunião na ULT Fajar para debater a questão da correta destinação e reciclagem do óleo de cozinha usado. Após o encontro, ficou acertada uma parceria com o curso de Biocombustíveis da ULT que reutilizará o óleo arrecadado pelo projeto da vereadora. 

“Com a destinação correta desse resíduo, nosso município ficará livre da poluição gerada pelo indevido descarte do óleo na natureza” disse a vereadora Sandra Negrini.