31 maio 2013

Programação - Projeto Participar para Melhorar o Meio Ambiente


Metodologia e Programação  do Projeto Participar para Melhorar  o Meio Ambiente

·         05 e 06 de junho - Conscientização sobre o cuidado como o Meio Ambiente, através de palestras na aos alunos das Escolas Estaduais e Particulares  na Câmara dos Vereadores
Temas Como:
- Sustentabilidade: Utilizar racionalmente os recursos naturais em seus processos produtivos e utilizar preferencialmente matérias-primas certificadas.

- Observar a importância do reflorestamento da mata ciliar para proteger a margem do rio e evitar futuras enchentes.

- Processo de reciclagem, tipos de produtos que podem ou não ser reciclados, a maneira correta de separar o material, bem como o destino final do lixo (lixões e aterros).

·         08 de junho - Plantio de árvores em na margem do rio Capivari e em locais estrategicamente educativos;

·         08 de junho  - Adesivaço de conscientização;


·    03 a 08 de junho - Melhoria do espaço (Meio Ambiente) Câmara como o plantio de árvores, flores, instalação de lixeiras entre outros, buscando desta forma se mostrar como exemplo a ser seguido.


Participem! Colaborem!

Vereadora Sandra Negrini solicita o cumprimento integral das Leis Municipais relacionadas a Acessibilidade




Através da indicação 22/ 13 de autoria da Edil Sandra Negrini, sugerindo o integral cumprimento às disposições expressas nas Leis Municipais nºs. 1.728/2007 e 2.335/2011, que tratam respectivamente, sobre a instituição da comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e dá outras providências e da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e, institui a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e de cobrança da população  começou um movimento em favor da Acessibilidade no Município de Jaguariaíva. E vem somando colaboradores como a   Fisioterapeuta Denilsen, que tem se desdobrado levando conhecimento sobre o assunto às redes sociais , tendo ainda  a importante participação do Blog Adote um Vereador por meio do Tiago Mendes, solicitando  providências em relação à Acessibilidade e se colando à disposição para ajudar no que se fizer necessário para mudar esta realidade em nosso município. 
] 

Professores QPM do Ensino Médio de Jaguariaíva receberam seus tabletes neste dia 28/05


Governo do Paraná entrega 32 mil tablets para professores do ensino médio por meio do PAR - Plano de Ação Articulada
Em Jaguariaíva foram entregues: 
9 Tabletes no CEEBJA
4 Tabletes no C. E. Olavor Bilac
10 Tabletes no C.E. Nilo Peçanha
3 Tabletes no  C.E. Milton Sguário
4 Tabletes no C. E. Padre José de Anchieta
8 Tabletes no C. E. Anita Canet
46 Tabletes no C. E. Rodrigues Alves






Professores do ensino médio da rede estadual de educação do Paraná estão recebendo tablets que vão ajudar no trabalho em sala de aula. Por meio do Plano de Ação Articulada (PAR), a Secretaria de Estado da Educação concluirá essa semana a distribuição de 32 mil aparelhos.

Os tablets integram o Programa Sala de Aula Conectada, que vai levar internet sem fio para dentro de todas as salas de aula das escolas estaduais. Além da conexão com a internet, o projeto conta ainda com instalação de lousa e registro de classe digitais.

O investimento do Governo do Paraná no Sala de Aula Conectada será de cerca de R$ 62 milhões. A maior parte se destina à adequação da infraestrutura das escolas para instalação da internet sem fio, além da capacitação dos profissionais da educação para uso das novas tecnologias.

O governador Beto Richa destaca que o investimento do Estado na melhoria do sistema de ensino passa pela valorização dos professores, que receberam 35% de reajuste salarial nos últimos dois anos, na contratação de novos profissionais do magistério e na modernização da infraestrutura das escolas. "Nosso propósito é assegurar uma educação pública de qualidade para as crianças paranaenses e boas condições de trabalho para os profissionais da educação", diz Richa.

TABLETS - Os 32 Núcleos Regionais de Educação são responsáveis pela entrega dos tablets aos professores. “Nesta primeira etapa, todos os professores do quadro próprio que trabalham no ensino médio vão receber o aparelho”, explicou o diretor de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação, Rogério Bufrem Riva.

A professora de Química Cláudia Dinorá Seben, do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel, sempre buscou recursos para que os alunos assimilassem com mais facilidade o conteúdo das aulas. “Tenho certeza que com esse novo recurso vou melhorar ainda mais as minhas aulas. O aluno não se contenta apenas com o quadro e o giz. Ele quer interação e novidade e nós, professores, temos que acompanhá-los”, disse Cláudia.

Leia maishttp://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4445&tit=Governo-entrega-32-mil-tablets-para-professores-do-ensino-medio 


Saiba mais sobre o PAR http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php

30 maio 2013

Feira Literária das Escolas Estaduais - Jaguariaíva

As Escolas desenvolveram a Feira Literária tendo como tema a obra de Vinicíus de Moraes

Parabéns C. E. Anita Canet



Parabéns C. E. Olavo Bilac
1





Parabéns C. E. Rodrigues Alves





Projeto: Participar para Melhorar o Meio Ambiente


“Todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 da Constituição)
Introdução
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
    Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que se trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Câmara dos Vereadores de Jaguariaíva, por meio do Gabinete da Vereadora Sandra Negrini ela­borou uma proposta de trabalho por meio do projeto  “Participar para Melhorar o nosso Meio Ambiente” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

Justificativa
     O Projeto Meio  Ambiente “Participar para Melhorar nosso Meio Ambiente,  tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade  sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do meio ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos dele, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.


Objetivo Geral
Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas relacionadas a esse tema, planejando ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade buscando mudanças no lugar, no país e também no mundo. Envolvendo a comunidade  em geral para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos.

Objetivos Específicos
  • Conscientizar os alunos que o lixo não deve ser jogado nas margens e nem no rio, pois demonstra desrespeito com a natureza e acarretará danos às gerações vindouras;

·         Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;


·         Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade;
·         Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem;

·         Participar da construção de um futuro sustentável para nossa comunidade, nosso município, nossa região, para o Brasil e o Planeta;

·         Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;

·          Promover a conscientização sobre a causa do meio ambiente, preocupando-se  com as futuras gerações", através do Plantio de árvores;

·         Integrar Escolas, Câmara dos Vereadores e Comunidade;

Conclusão

     Em nossa discussão é importante criar com nossas crianças, jovens e com o próprio adulto, a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água,  da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhorá-la e transformá-la.

25 maio 2013

Governo do Paraná melhora cargos e carreiras de 19 mil funcionários da Educação



O governador em exercício Flávio Arns sancionou a lei que melhora o Plano de Cargos e Carreiras dos Funcionários da Educação do Paraná. Com a sanção, os 19 mil funcionários concursados têm direito a mais promoções na carreira, com consequentes melhorias salariais. A medida beneficia diretamente as equipes de apoio das escolas, como merendeiras, de serviços gerais e de apoio administrativo.

As alterações foram propostas pelo governo como resultado do diálogo com a categoria profissional. “Desde o primeiro dia de gestão trabalhamos junto com a categoria. Com a parceria e o respeito mútuo, muitas conquistas e avanços estão acontecendo, como estas alterações”, afirmou Arns.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados em abril e permite que agentes educacionais I e II, com graduação e pós-graduação, possam ter três tipos de promoção na carreira. Além do reconhecimento da graduação para o agente I e da pós-graduação para os agentes II, agora a lei também garante concurso de remoção nos mesmos moldes do que é feito para o magistério.

PROFESSOR – Neste mês, o Governo do Estado também sancionou a lei que aumenta a hora-atividade dos professores da rede estadual. Com a nova redação, o Plano de Carreira do Quadro Próprio do Magistério do Paraná define um terço da carga horária para o professor trabalhar na escola sem interação com o aluno.

No segundo semestre, das 20 horas-aula semanais, os professores passarão a contar com o tempo de seis aulas exclusivo para planejamento de trabalho, atendimento aos familiares, pesquisa e outras atividades que precisam ser feitas fora de sala de aula, mas dentro da escola.

Portal dia-a-dia Educação

21 maio 2013

A Moção de Aplauso nº 02/2013 de autoria da vereadora Sandra Negrini foi aprovada pela Câmara Municipal de Jaguariaíva na sessão ordinária do dia 20/05/2013



O objetivo dessa moção é reconhecer e parabenizar o trabalho desenvolvido em defesa das crianças e adolescentes de Jaguariaíva.


Dia  20 de maio foi a data escolhida para aplaudir o trabalho do CMDCA, o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente que tem na gestão atual desenvolvido ações importantes em busca de cumprir a função de proteger a criança e o Adolescente, como:

- Análise e revisão da Lei Municipal nº 1364/97, resultando na elaboração de Projeto lei e conseqüentemente na aprovação e sanção da Lei Municipal nº 2294/ 2010, que dispõe sobre a política Municipal de atendimento dos Direitos da Criança e adolescente
- Reformulação do processo de seleção e eleição do Conselho Tutelar, inserindo a realização de processo Seletivo envolvendo a realização de provas de conhecimento gerais e outras. 

- Realização de audiências Públicas trimestrais no ano de 2011 para apresentação das atividades desenvolvidas pelo CMDCA.

- Realização  de visitas anuais com verificação  de documentação às entidades e projetos de atendimento à criança e adolescente no município.

- Realização de campanhas de conscientização contra violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Uso de álcool e drogas e trabalho infantil, como a que aconteceu  com sucesso neste dia 17de maio –Campanha Enfrentamento ao abuso sexual e exploração de Crianças e Adolescentes, na Praça Getúlio Vargas e centro da Cidade. 

- Realização da quarta conferência Municipal de direitos da Criança e do Adolescente.

- Deliberações aprovando Projetos com recursos do FIA Estadual para O COOALA e Casa Lar, com acompanhamento e aprovação da correta aplicação de recursos.


- Deliberações de recursos de ordem de mais de sessenta mil reais do Fundo Municipal para a infância e Adolescência para entidades certificadas no Município.

- Realização de Palestras de conscientização e apresentação  da Rede de proteção à criança e Adolescente  em Jaguariaíva, bem como proposição de várias ações para fortalecimento desta mesma Rede.  

- Gestão conjunta com o Ministério público Estadual visando a implantação de unidade da Patrulha Escolar em nosso município. 


Portanto queremos  aplaudir juntamente com toda a Câmara aos Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Francisco dos Santos Marcos – Presidente
Patrícia de Souza Setter - Vice Presidente
Elizabeth Alves Ferreira – Secretária


Conselheiros:
Camila Rolim de Moura Nunes,
Muriele Patrícia Pontes de Souza,
Maria Tereza Mendes Prestes Duarte,
Luis Alberto da Silva,
Tânia Gema Marodim, 
Talita Marques de Almeida,
José Tadeu Cardoso,
Paulo Cesar Augusto Garcia,
Olivia Maria de Campos,
Marlene Ribas Vitória,
Armando Campos e seus valiosos suplentes
Parabéns e força para continuarem firmes agindo em favor desta  grande causa. 


Sandra Negrini

19 maio 2013

Campanha de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra Crianças e Adolescentes

Trabalho importante e relevante em favor dos direitos das Crianças e Adolescentes! Trabalho da Ação Social em Jaguariaíva, com a nobre parceria do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.







18 maio 2013

Seguimos trabalhando...

Nesta última sexta-feira, estivemos em Curitiba, entregando em nome das Escolas de  Jaguariaíva,um pedido de aumento da efetivo  da Patrulha Escolar do Núcleo Regional de Educação, no Gabinete do Deputado Mauro Moraes. Tal medida dará melhores condições de segurança a todas as Escola da região, principalmente para as Escolas de Jaguairaíva. 

Sandra Negrini e Assessor do Deputado Mauro Moraes, Pablo Marcondes

14 maio 2013

Governo do Paraná renova mobiliário de 60% das escolas



Em apenas três anos, o Governo do Paraná vai concluir a renovação o mobiliário de 60% das escolas estaduais. Até dezembro, serão entregues as remessas que somam 170 mil jogos de carteiras e cadeiras. Desde 2011, estão sendo investidos R$ 24 milhões para aquisição de móveis, como conjuntos escolares e equipamentos para as cozinhas.

A renovação do mobiliário escolar era necessária desde 2007. “Nunca, em tão pouco tempo, as escolas estaduais receberam essa quantidade de mobiliário. Em pouco mais de dois anos fizemos o que algumas gestões levaram oito anos para fazer, ou mesmo deixaram a lição para os outros”, afirma o governador Beto Richa.

Entre 2011 e 2013, o Governo do Estado entregou para as escolas estaduais quase a mesma quantidade de carteiras e cadeiras que o repassado nos oitos anos anteriores. “Em dois anos, renovamos 25% de conjuntos escolares, melhorando o conforto dos estudantes. Estamos prevendo para este ano adquirir mais 100 conjuntos escolares”, disse o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Quanto assumiu a Secretaria, Arns encontrou a unidade sem verbas para investimentos. Por conta da falta de recursos, foram adquiridos pouco mais de 10 mil carteiras e cadeiras, número que aumentou oito vezes nos anos seguintes.

ENTREGA – Os equipamentos são entregues por etapa, diretamente nas escolas. Até o fim do ano, a previsão é entregar em todo o Estado mais de 21 mil mesas, carteiras, carteiras, banquetas para laboratórios de ciências e estantes em aço. O pacote conta ainda com carteiras para alunos cadeirantes.

O Colégio Estadual Abílio Lourenço dos Santos, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu 800 novos conjuntos de carteiras escolares. “Todo lote que chega é acompanhado pelos alunos, que nos ajudam a recolher o mobiliário e colocá-lo no lugar certo. É uma forma de despertar a consciência de que tudo que está aqui é para eles e da importância de ter uma escola com equipamentos novos”, diz a diretora Maria Margaret Seleski.

Até junho, serão investidos quase R$ 8 milhões na compra de mobiliários. Para o próximo semestre, serão mais R$ 12 milhões, com equipamentos para cozinha, como fornos e fogões para ajudar no preparo da alimentação escolar. “O investimento do Governo nas escolas é importante e sentimos estes benefícios no cotidiano. Melhora o visual e os alunos ficam felizes e valorizam mais a escola”, avalia a diretora Enilza Champam do Colégio Estadual Coronel Luiz dos Santos, em Apucarana.

Renovação de Carteiras e Cadeiras: 
AnoQuantidade
20099.530
201046.484
201110.477
201280.000
201379.323
Percentual de renovação de equipamentos escolares em dois anos:
Móveis/objetosPercentual
Carteiras/cadeiras25%
Freezers65% (100% até o final do ano)
Kit Merenda Escolar (pratos, talheres e canecas)33%
Refrigeradores60% (100% até o final do ano)
Mesas para professores50%

Seminário Cultura de Paz em Jaguariaíva - Junho de 2013


Uma Cultura da Paz não é dada...não nasce apenas nas boas intenções e corações. Cultura de Paz é construída com trabalho, protagonismo e planejamento. Agradeço a oportunidade de compartilhar o trabalho do Núcleo de Educação para a Paz da UEPG com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaguariaíva. Quanta gente competente e disposta no mesmo lugar! A rede de proteção à criança e adolescente é uma realidade em construção lá! Em junho faremos juntos um evento regional sobre Cultura de Paz.

Nei Alberto Salles Filho

Reunião CMDCA - Ações visando Cultura de Paz em Jaguariaíva

Reunião do CMDCA com a presença de Nei Alberto Salles Filho Profissional e Sandra Negrini,Francisco Santos Marcos em ações de fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao adolecente de Jaguariaíva.



Dia das Mães Especial

Dia das Mães, lembrando pela Câmara dos Vereadores


 Cartão enviado para Mães especiais

04 maio 2013

Gabinete da Vereadora Sandra Negrini: Campanha no dia 26 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Com ações simples e respeito ao  prometido é que vamos seguindo, buscando melhorias para a vida dos Cidadãos de Jaguariaíva, eis um exemplo desse trabalho: 

Para alertar e conscientizar sobre o perigo da  hipertensão, a Câmara dos Vereadores de Jaguariaíva, por iniciativa do Gabinete da Vereadora Sandra Negrini, desenvolveu uma  Campanha no dia 26 de Abril -  Dia Nacional de Prevenção e  Combate à Hipertensão, através de uma tarde de aferição da pressão arterial, para todos que estavam e aos que passaram pela Câmara, oferecendo ainda, conselhos úteis e uma mesa de alimentação saudável.
A ação teve como objetivo:
  • Apoiar a Saúde dos Munícipes, conscientizando-os e alertando-os para o hábito de cuidar preventivamente da saúde. 
  • Integrar à Câmara dos Vereadores à vida da Comunidade e vice-versa.