26 abril 2013

26 DE ABRIL DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL


22 abril 2013

Luta contra o Analfabetismo

Professora Angélica coordenadora do Programa em Jaguariaíva

O Programa Paraná Alfabetizado é uma ação do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado, Prefeituras Municipais e demais organizações governamentais e da sociedade civil.
Aldo Alfabetizador do Programa em Jaguariaíva
Ele foi constituído para garantir alfabetização de todos, jovens, adultos e idosos residentes no Paraná, por entender a leitura e a escrita como direitos elementares da cidadania. Além disso busca sensibilizar a população não alfabetizada a ingressar no universo da educação de jovens e adultos.

O programa tem como objetivo:

  • Universalizar a alfabetização aos jovens, adultos e idosos paranaenses não alfabetizados com 15 anos ou mais, na perspectiva da superação do analfabetismo, garantindo o acesso à leitura e à escrita como direito à educação básica e como instrumentos de cidadania. E respeitando a sua diversidade sociocultural, e reconhecimento de suas expressões de educação e cultura popular.

  • Possibilitar condições para a continuidade da escolarização aos egressos alfabetizados através de ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação, garantindo a EJA Fase I do ensino fundamental.

  • Constituir acervo literário voltado à população jovem, adulta e idosa em processo de alfabetização, através de livros públicos produzidos com autoria dos educadores e educandos.

  • Articular ações governamentais buscando garantir à população em processo de alfabetização o acesso às demais políticas, benefícios e serviços sociais públicos, de forma a superar as diversas situações de exclusão em que se encontra a população não alfabetizada.
Em breve, endereço e contatos das turmas em funcionamento.

21 abril 2013

Pesquisa revela que 22,7% da população adulta brasileira sofrem de hipertensã

Em 26 de abril o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, uma iniciativa do Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da hipertensão e os benefícios da manutenção de uma pressão saudável. Foi mantido para 2012 o slogan “EU SOU 12 POR 8”.
Cristina Indio do Brasil
Repórter Agência Brasil
Rio de Janeiro - A hipertensão atinge 22,7% da população adulta brasileira. Desse total, o diagnóstico em mulheres é mais comum, 25,4%, e em homens 19,5%. Os dados são da mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2011, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
"A mulher está mudando o perfil. Antes ela cuidava dos filhos e o marido ia para o trabalho. Hoje não. A mulher ocupou um espaço na sociedade igual ao do homem. Ela tem as mesmas posições. Está submetida às mesmas situações de estresse e ainda tem dupla jornada. Além de trabalhar fora, ela chega em casa faz as lições com as crianças, vai ao supermercado. Ela tem uma carga de trabalho maior e ainda está fumando mais. Inclusive vem aumentando, gradativamente, a mortalidade entre mulheres por doença cardiovascular", disse o coordenador da campanha nacional contra a hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Carlos Alberto Machado.
Ainda conforme a pesquisa, há diferença entre níveis de escolaridade. Enquanto na faixa de mulheres com até oito anos de escolaridade 34,4% informaram diagnóstico de hipertensão, entre as de nível superior foram 14,2%. "As mulheres com menos escolaridade, em geral, têm menos informação e menos acesso aos serviços de saúde para fazer o diagnóstico. Tenta marcar uma consulta na saúde básica no posto de saúde perto da sua casa. Hoje uma das grandes lutas da sociedade é qualificar a atenção básica e facilitar o acesso na rede primária que é porta de entrada do sistema de saúde qualificado", informou.
O cardiologista alertou que os números podem ser maiores, porque a pesquisa é feita por telefone fixo e nos horários em que as pessoas são encontradas em casa. Agora, de acordo com ele, o questionamento deve ser ampliado porque a pesquisa vai começar a ser feita também em celulares. "A gente acredita que os números são subestimados e que o número real é maior do que os dados do Vigitel, mas mesmo subestimados são muito altos. A gente precisa melhorar isso", disse.
Pelos cálculos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Brasil tem, atualmente, cerca de 32 milhões de hipertensos com mais de 20 anos de idade. Segundo o coordenador, o grande problema é que a maioria dos hipertensos nem sabe que tem a doença. "Inicialmente ela não dá sintomas e apesar de não dar sintomas ela vai causando uma série de lesões em vários órgãos. Ela pode lesar o coração, o cérebro, os rins, os olhos", alertou o médico.
De acordo com o cardiologista, a hipertensão é responsável por 80% dos derrames, por 40% de doenças como infarto e 37% dos casos de insuficiência renal, que levam os doentes à diálise. Ele disse que não tem cura, mas com tratamento é possível controlar em 100% nas pessoas atingidas.
Para o médico, diante das possibilidades de acompanhamento médico e de remédios disponíveis nas redes de atendimento público, não se justifica mais a internação e a morte de pessoas hipertensas. "Hoje com todo conhecimento que a gente tem, com todas as classes de remédios de graça na rede, não se justifica mais internar ninguém por hipertensão e nem morrer ninguém por hipertensão", avaliou.
Ele destacou ainda, que quando se analisa os dados de mortalidade do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, verifica-se que em torno de 12% das pessoas que morrem, está no atestado de óbito que a principal causa mortis é a hipertensão. "Então é importante chamar atenção da população da necessidade de medir a pressão. Se ela estiver alterada, maior ou igual a 140 por 90, a pessoa deve procurar o médico confirmar este diagnóstico e depois de confirmar, iniciar o tratamento", orientou o cardiologista.
Segundo ele, há duas formas de tratamento, o medicamentoso e o não medicamentoso. "O não medicamentoso são as mudanças no estilo de vida, diminuir o sal da comida, emagrecer, fazer uma atividade física regular, evitar o estresse e o uso abusivo de bebida alcóolica e abandonar o tabagismo. O tratamento medicamentoso é individualizado, depende de cada pessoa. Vai ser identificado o mecanismo mais prevalente na pessoa e medicá-la e quando inicia o tratamento ele é para o resto da vida. A mudança no estilo de vida faz parte do tratamento da hipertensão. Tem pessoas que só com isso a gente consegue controlar a pressão. Na grande maioria, a gente precisa passar o remédio e quando passa o remédio as pessoas vão tomar o remédio para o resto da vida", explicou.
Edição: Fernando Fraga
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

18 abril 2013

Dia 18 de abril é lembrado como Dia Nacional do Livro Infantil ...

“Um país se faz com homens e com livros”. 



O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Leia mais http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm

16 abril 2013

PARCERIA- Reunião de indivíduos para certo fim com interesse comum.



Pronunciamento na sessão de 15 de abril de 2013
Refletindo sobre  os diversos pronunciamentos da semana passada coisa que é nossa função também, troquei a posição e me coloquei do outro lado como cidadã que acompanha os trabalhos desta casa e imaginei como o cidadão deve ficar confuso, quando  alguns de nós citamos trabalhos dignos do gestor municipal e estadual e ao mesmo tempo alguns de nós rebatemos as mesmas citações.
Então eu fui conferir, já que todos nós sabermos qual é a nossa função,  aí entre vários  escolhi  o seguinte conceito:
O vereador é, ao mesmo tempo, porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população. A realização de seminários, debates e audiências públicas são funções dos parlamentares que contribuem neste aspecto, pois funcionam como caixa de ressonância dos interesses gerais.

Sendo assim, percebo que o melhor trabalho para a população é mesmo o de juntar as forças – Cidadãos – Parlamentares – Executivo Municipal, Estadual e Federal irem um busca de formar PARCERIA – REPITO PARCERIA, e não o embate de medir forças, não é isso que o cidadão espera e  precisa de nós, pessoas públicas.
Quero agradecer e parabenizar a presença de autoridades, cidadãos, mulheres na sessão e também não poderia deixar de ressaltar a brilhante presença da juventude neste dia, volte sempre, serão sempre bem vindos.
Temos notícia e em breve estatísticas de  que no município há inúmeros casos  de violência contra a criança, casos preocupantes de uso de drogas e álcool e nós não podemos ficar aqui só apontando o problema, nossa função é conscientizar e informar a população sobre o que temos também de solução em nosso município.
E qual seria a solução para tais problemas?
Na verdade temos tentativas de solução como por exemplo a Educação de tempo Integral, na qual o aluno permanece mais tempo dentro das escolas com atividades positivas e o Governo Estadual por vontade  do  governador Beto Richa e secretário da Educação Flavio Arns tem se empenhado para propor a Educação Integral em todo o Estado. Em Jaguariaíva temos já funcionando gratuitamente para os alunos matriculados nas Escolas Estaduais citadas abaixo:


Colégio Estadual Anita Canet
Aulas de Letramento em Matemática
Aulas de Rádio Escolar
Aulas de História em Quadrinhos
Aulas de Canto e Coral

Colégio Estadual  Nilo Peçanha
Aulas de Conto e coral
Aulas sobre jornal como trabalhar
Aulas de Educação Ambiental
Aulas de dança
Aulas de fanfarra

Essas atividades estão disponíveis para os alunos dessas escolas, mas existe uma sobre de vagas imensas por isso a divulgação é necessária, os pais devem incentivar os filhos a participarem de atividades que os ocupe positivamente.
Essas atividades são realizadas em PARCERIA  com o governo federal o programa tem o nome de “Mais Educação”  o governo federal propôs e o Governo Estadual abraçou.
Na função de incentivadora de práticas que visam a melhoria da vida da população tenho certeza  que o município está desenvolvendo ações importantes  neste sentido me proponho a divulgar também.
Estamos abertos a parcerias.
Uma ótima semana a todos

SANDRA NEGRINI








15 abril 2013

Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Paraná



Prefeitos aprovam medidas do governador Beto Richa  

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos (PDT), prefeito de Nova Olímpia, destacou nesta sexta-feira (12/04) o perfil municipalista do Governo do Estado. “O governador Beto Richa está de parabéns com este programa de apoio aos municípios. São R$ 150 milhões que vêm em boa hora e com o carimbo de fundo perdido”, disse Sorvos no encontro que reuniu 323 prefeitos, em Foz do Iguaçu.

O governador Beto Richa anunciou o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que destina R$ 150 milhões, a fundo perdido, para cidades com menos de 50 mil habitantes, e o Caminho das Pedras, que libera R$ 132,2 milhões para recuperação de estradas rurais.

Os prefeitos agradeceram e elogiaram Richa pela destinação de recursos. "O Beto vai ficar na história como um governo sensível e uma relação de confiança que não víamos no passado”, afirmou Lessir Canan Bortoli, prefeito de Renascença. O município, de cerca de sete mil habitantes, poderá receber até R$ 350 mil a fundo perdido.

MUNICIPALISTA - O presidente da Associação dos Municípios do Paraná ressaltou que o programa contempla a grande maioria das necessidades das prefeituras e mostra que o governador é realmente municipalista. “Um governo em que os prefeitos confiam e estão abertos para uma grande parceria”, completou.

Sorvos citou ainda outras ações apontadas como municipalistas do Governo do Estado, entre elas, a isenção das despesas com os convênios com a Emater e o que classificou como “avanços dos recursos” repassados às prefeituras para o pagamento transporte escolar.

NOVO PACTO - O prefeito condenou o que chamou de “modelo velho e ultrapassado” na relação entre municípios, estados e União – da federação. “Os municípios recebem apenas 23,5% do IPI e do Imposto de Renda arrecadados e quase nada dos quase R$ 30 bilhões das contribuições arrecadadas”, disse ele.

No caso do Paraná, disse Sorvos, “embora sejamos o quinto estado em arrecadação de impostos, somos quase o estado lanterna no recebimento de repasses federais. Cenário que torna cada vez mais urgente a revisão do pacto federativo, que a AMP sempre defendeu”.

O presidente da AMP atentou ainda que os municípios “estão empobrecidos”. “Estamos falando de um universo de receitas das quais estamos excluídos. Se os municípios estivessem inseridos no universo das contribuições, nossa arrecadação de Fundo de Participação dos Municípios seria simplesmente o dobro”, afirmou ele.

APROVAÇÃO – A grande maioria dos prefeitos afirma que os municípios sofrem com a reduzida transferência de recursos por parte do governo federal, sobrando pouco para investimentos como estes.

Confira mais depoimentos dos prefeitos 

10 abril 2013

Rede de Proteção a Criança e Adolescente em ação em Jaguariaíva

Na tarde desta quarta-feira, 10 de abril, estiveram presentes  no Colégio Estadual Anita Canet membros do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), desenvolvendo um trabalho de fortalecimento da Rede de Proteção a Criança e Adolescente no município de Jaguariaíva. 
Através de orientações, reflexões e  informações temos unido  forças no enfrentamento  contra a Violência da criança, jovem e adolescente, levando às Escolas Estaduais nesta fase representantes dos vários setores (CRAS, CAPS, CONSELHO TUTELAR entre outros) que se entende também por cuidadores de nossas crianças e jovens. 
Os quais instruem os Educadores de maneira geral , pais e alunos  em relação ao encaminhamento necessários em casos de violência e também do descumprimento do ECA por parte do Adolescente e Jovem.

PLC Programa Leite das Crianças



Aconteceu na Segunda-feira, dia 08 de abril,nas dependências da Câmara dos Vereadores de Jaguariaíva, o encontro dos Comitês Gestores Municipais do Programa Leite das Crianças dos municípios de Jaguariaíva, Sengés e Arapoti.


Tais comitês são organizações de caráterdeliberativo e executivo, formados por representantes do Poder Público Municipale Estadual e da Sociedade Civil organizada.





A reunião tratou dos objetivos eresponsabilidades dos comitês, bem como da formação dos mesmos, data dereuniões ordinárias entre outros, tendo a participação  da Comissão Técnica do Programa do Leite dasCrianças de Ponta Grossa através do  Senhor Marcondes e o Senhor Jhon, contandoainda com a participação do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz erepresentantes do Estado, Município e Sociedade Civil  dos municípios de Jaguariaíva, Arapoti eSengés que fazem parte de tais comitês.



Em Jaguariaíva o Coordenador do Comitê é o senhor Hisashi Umezu,  e os pontos de entrega do Leite está concentrado no Colégio Estadual Nilo Peçanha e Colégio Estadual Anita Canet. 

Moção de Aplauso ao Colégio Rodrigues Alves

Moção de Aplauso n° 01/13, de autoria da Edil Sandra Maria Negrini, a ser dirigida ao Colégio Estadual Rodrigues Alves, através de sua Direção, Professores, alunos e funcionários que o compõem, demonstrando o total reconhecimento pelos ótimos serviços prestados, durante mais de 6 (seis) décadas, parabenizando pelo transcurso do sexagésimo quarto ano de história da Institucional de educação

Representando o Colégio Estadual Rodrigues Alves a Professora Pedagoga Alda Vitorino

Programa Brigada Escolar em Jaguariaíva

Corpo de Bombeiros presente na sessão da Câmara dos Vereadores recebendo Parabenização pela atuação no Programa Brigada Escolar - Plano de Desocupação nas Escolas Estaduais





O Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola  visa construir na rede Estadual  de ensino do Paraná uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, e adequar as edificações escolares às normas de prevenção contra incêndio e pânico. 

O programa é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar.

A Brigada Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar. “É um programa contínuo, em que o mais importante é preparar as pessoas para saberem como se comportar em situação de emergência. Aprendizado que levarão para qualquer ambiente e pelo resto de suas vidas”, avaliou Arns. 


O programa paranaense Brigada Escolar, da Secretaria da Educação, servirá de modelo para outros estados e poderá receber recursos federais. O programa de capacitação e de aparelhagem das escolas para prevenção de riscos foi apresentado pelo secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, a dirigentes da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, em Brasília.


Em Jaguariaíva   Colégio Olavo Bilac o treinamento do  plano de desocupação no dia 08/04.

Agradecemos a colaboração e brilhante  trabalho do Corpo de bombeiros, inclusive na sessão da Câmara dos  Vereadores, onde divulgamos todo esse trabalho de parceria.


07 abril 2013

Últimos dias do Concurso para professores e pedagogos



Termina nesta terça-feira (9), ao meio-dia, o prazo das inscrições para o concurso público que selecionará 13.771 novos profissionais para a rede estadual de educação do Paraná.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no sitehttp://www.pucpr.br/concursos/seap2013/.

Podem se inscrever pessoas com licenciatura em pedagogia ou licenciatura plena nas disciplinas de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia. Estão disponíveis cotas de 10% das vagas para afrodescendentes e 5% para candidatos com deficiência.

Para validar a inscrição é preciso pagar uma taxa de R$ 60 até o final do expediente bancário de 9 de abril. Para quem optar pelo pagamento no último dia deve estar atento que a impressão do boleto bancário só está disponível até as 12h. 

Os candidatos podem se inscrever em duas disciplinas diferentes ou em uma disciplina e em pedagogia, caso possuam os requisitos necessários. Nesse caso, devem pagar uma segunda taxa de inscrição.

Ao se inscrever, o candidato deve selecionar um dos 14 pólos onde serão aplicadas as provas, e um Núcleo Regional de Educação onde deseja disputar a vaga. “Eles não precisam ser os mesmos, ou seja, um candidato pode fazer a prova em Curitiba, enquanto disputa uma vaga em Foz do Iguaçu”, afirma a chefe de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Graziele Andriola.

A remuneração de professores e pedagogos é de R$ 1.044,94 e R$ 304,00 de auxílio transporte, por uma carga horária de 20 horas semanais.

03 abril 2013

APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO

 Na tarde de quarta-feira, 03/04, em reunião com o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente Divael, discutimos formas de viabilizar a participação dos Agricultores de  nosso município no Programa Estadual de Alimentação Escolar, através da formação de Associação dos Agricultores.
A participação na próxima chamada pública depende da organização de uma Associação, que servirá de fortalecimento aos nosso agricultores.
 Em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente estamos estudando formas de ajudar aos Agricultores na formação da tal associação, buscando assim o fortalecimento econômico de nosso município. 

O Governo Estadual tem incentivado efetivamente a ampliação  da  Agricultura Familiar em todos os Municípios. 
O Paraná vai servir neste ano 2.537 toneladas de alimentos orgânicos na merenda escolar dos alunos da rede estadual da educação. Além de aumentar em 284% a quantidade deste tipo de alimento em relação ao ano passado, a Secretaria de Estado da Educação ampliou em 61% o número de escolas atendidas com produtos orgânicos na merenda.


No ano passado, 456 escolas, em 69 municípios paranaenses, ofertaram alimentos orgânicos na merenda dos alunos. Para 2013 serão 735 escolas, em 92 municípios. O número de fornecedores também subiu de 10 para 22 cooperativas e associações de produtores orgânicos.



“O Paraná deu um grande salto na qualidade da alimentação escolar e virou referência no país. Aumentamos em quase 1.500% a destinação de recursos para compra da agricultura familiar, e dentro disto priorizamos produtos orgânicos”, disse o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.


Visita ao Deputado Hermas Brandão Júnior

Na busca de  ser  elo entre as políticas públicas  municipais e estaduais, 

proporcionando desta forma, entre outros  uma educação integradora e de qualidade 

temos o Deputado Hermas Brandão Júnior como grande parceiro. 


Em busca de maior Segurança para os Munícipes de Jaguariaíva

Em visita ao Gabinete do Deputado Mauro Moraes que é o  presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná,  solicitamos  apoio  para a criação da Companhia Independente da Polícia Militar em Castro. 
Aumentando assim o Efetivo da Polícia Militar para toda a região, inclusive em Jaguariaíva.

Deputado Mauro Moraes, Presidente do PSC em Jaguariaíva e  Vereadora Sandra Negrini

02 abril 2013

Isto é Páscoa

Uma única coisa é mais importante que qualquer outra, viver.
E é porque Deus nos fornece toda energia.

É por esse motivo, que os pássaros voam e fazem os seus ninhos.
Que as árvores crescem e se beneficiam com o sol e a água, Tudo chama pela vida, atendendo as determinações do criador. Somos feitos pra viver.

 Viver é o grito do coração humano, mesmo diante de todas as dificuldades, não podemos desistir.

Só não ama a vida quem está fechado em si mesmo, 
Quem pensa ser o centro do mundo, nossos olhos são feitos para ver ao nosso redor, 
os nossos ouvidos para ouvir a música que está em todo universo. 



O nosso coração para sentir a vida, e o palpitar da vida de outros corações.
Nossas mãos para apertar outras mãos. 

Ressurreição, grito de Deus para os homens desanimados, Os homens cansados,
os homens deitados no caminho da vida

Ressurreição, grito de cristo ressuscitado.
Deus que é vida e que nos chama para a vida.
Vida que não acabará jamais. 

Fazer Páscoa significa passar do pessimismo ao otimismo. 
Do olhar triste para o olhar alegre. da palavra destruidora para a
construtora e cheia de esperança.


Isso é Páscoa. 

É passar do mal para o bem, do egoísmo para o amor, 
Do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.
Ressurreição, Cristo grita a vida. 
Eu sou a vida, vinde a mim.

Feliz Páscoa!