26 fevereiro 2013

76% votam em Beto Richa, 73% aprovam o governo, diz Ibope




Pesquisa Ibope/ADI informa que 73% dos paranaenses aprovam o governo Beto Richa. Na avaliação pessoal, Richa recebeu nota 8 dos paranaenses. Se a eleição fosse hoje, 76% dos paranaenses votariam em Beto Richa para mais quatro anos de governo. 19% disseram que não votariam em Richa e 5% não responderam.
O diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, disse que o resultado da pesquisa é muito bom ao governador Beto Richa. “É um alto índice de aprovação, difícil de ser alcançado em apenas dois anos. Este índice pode crescer ainda mais, pois a nota dada ao governador é excelente. Poucos governantes recebem nota 8 no Brasil, onde a população é muito crítica em relação ao governo”, disse Gastaldi.
O Ibope fez 2.002 entrevistas, considerando as variantes de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, entre 16 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Via http://www.fabiocampana.com.br/

25 fevereiro 2013

Visita ao Gabinete Deputado Hermas Brandão Júnior



No último dia 21, quinta-feira, fomos recebidos no Gabinete do Deputado Hermas Brandão júnior, pelo seu Chefe de Gabinete  Bruno G. Dutra.
O Bruno, nos recebeu na ausência do Deputado  e colocou a disposição de nosso trabalho em Jaguariaíva a força do Deputado, principalmente o apoio e intermediação junto à algumas Secretarias do Governo do Estado do Paraná.



Segundo, o Professor Luiz Barco, catedrático da USP e da Unicamp, "os parlamentares(vereadores) devem sobretudo, acreditar nas próprias promessas de campanha, pautando a atuação na lealdade às propostas que foram apresentadas e que convenceram os eleitores a darem um voto de confiança elegendo-os". Sendo assim, o jeito é ir em busca de parceiros e parcerias para podermos cumprir o determinado em nossas metas, o Deputado Hermas Brandão Júnior se propõe a esta parceria. 





24 fevereiro 2013

Visita a SEDU - Renovando parceria com o antes Deputado Federal, agora Secretário de Estado RATINHO JR.

No última dia 21, fomos cordialmente recebidos pelo Secretário de Estado da SEDU, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano


A SEDU, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano tem como Missão definir as políticas, o planejamento, a execução, a coordenação e o controle das atividades ligadas ao desenvolvimento urbano e regional, incluindo aglomerações urbanas do meio rural, além  de integrar os municípios, a fim de ordenar  o pleno  desenvolvimento das cidades e garantir o bem-estar dos habitantes. 
O Secretário Ratinho Jr, novo Secretário da SEDU e nosso grande Parceiro, colocou à disposição de Jaguariaíva as ações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O município deverá encaminhar os projetos relacionados às ações da SEDU  dentro das regras e normas que foi repassado a nós e a todos os Prefeitos que se fizerem presentes esta semana na Secretaria. 

VAMOS AO TRABALHO!
Nos próximos dias estaremos como Vereadora entrando em contato com  os setores da Prefeitura Municipal, para colocar o nosso trabalho em nome do Secretário Ratinho Jr., à disposição da prefeitura, para que juntos, unindo forças possamos ir em busca, e conseguir mais desenvolvimento e possibilidades de progresso para Jaguariaíva. 


Projetos Fincanciáveis

Gestão administrativa
Pavimentação e recape de via urbana
Obra de infraestrutura
Sinalização Viária
Abastecimento de Água
Esgotamento sanitário
Drenagem de águas pluviais
Veja mais http://www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br/

21 fevereiro 2013

Brigada Escolar começa ano letivo com treinamento


Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Professora Luiza Ross, em Curitiba, tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira (20) pela manhã. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram um treinamento de abandono do prédio numa simulação de risco. A ação marcou o início das atividades do programa Brigada Escolar para 2013.

“O Paraná está criando nos alunos da rede estadual de educação a cultura de segurança por meio da formação de brigadas escolares. Mais que os equipamentos, esses treinamentos são importantes para incorporar na vida desses estudantes quais decisões devem tomar em caso de risco real, seja dentro de uma escola ou em qualquer outro ambiente”, disse o secretário da Educação, Flávio Arns, que acompanhou a simulação. Arns explicou que os alunos repercutem em suas famílias as lições aprendidas.

O colégio é considerado modelo para o programa de prevenção e já possui rota de fuga, sinalização de saída, extintores e iluminação de emergência. Os 420 alunos que participaram do exercício evacuaram o prédio em menos de três minutos. “Superou a expectativa, pois a cada treinamento na escola conseguimos reduzir o tempo de abandono de modo seguro e organizado”, disse o secretario de Estado chefe da Casa Militar, Coronel Adilson Castilho.

O programa Brigada Escolar foi iniciado há 18 meses nas escolas da rede estadual para desenvolver a cultura de prevenção, com a formação de brigadas em todas as escolas, além da adequação das edificações às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Até junho desse ano, todas as escolas do Paraná receberão equipamentos novos e modernos como extintores, sinalização e luz de emergência e passarão por uma simulação de plano de abandono.

“Todas as escolas do Paraná já receberam qualificação para treinamento de evacuação e de abandono de prédio em situação de emergência. Ainda neste primeiro semestre, todas as unidades receberão os equipamentos básicos de segurança e passarão por exercícios de treinamento”, contou Arns.

Para a professora do colégio, Mariuza Freire, além da prevenção e dos treinamentos, a cidadania é outra característica marcante da Brigada Escolar. “O importante desse programa é que o aluno pode exercer seu senso crítico e cobrar das autoridades ações para que ele esteja protegido nos lugares que frequenta”, disse.

PRAGRAMA – O Programa Brigada Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar.

Iniciado em 2011, o programa já formou brigadas em 1,7 mil escolas da rede estadual e capacitou mais de 8 mil brigadistas, responsáveis por implantar o Plano de Abandono, que deve ser aplicado em caso de situação de risco.

Via http://www.educacao.pr.gov.br

20 fevereiro 2013

Ensino profissional atenderá 12 mil alunos nos Campos Gerais



A Secretaria de Estado da Educação expandiu a oferta da educação profissional na região dos Campos Gerais. Em 2013 serão atendidos cerca de 12 mil alunos em cursos técnicos e de qualificação profissional oferecidos pela rede estadual nos municípios da região.

O aumento das vagas, quase duas mil a mais que no ano passado, é resultado direto dos investimentos ampliações, reformas e aparelhagem feita pela Secretaria nas escolas da região.

“A oferta da educação profissional está sendo ampliada em todas as regiões do Paraná, assegurando melhores oportunidades de trabalho à juventude paranaense e atendendo as demandas do setor produtivo. A qualificação melhora significativamente os salários dos trabalhadores”, afirma o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

O Centro de Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, em Castro, é uma das muitas unidades beneficiadas com ampliação e novos equipamentos. O CEEP que atende cerca de 560 alunos, dos quais 150 em regime de internato, ganhou três alojamentos novos.

No CEEP Oligário Macedo são ofertados cursos de técnico em agropecuária, agroindústria e meio ambiente. Durante o dia, os alunos cursam o ensino médio integrado aos cursos técnicos oferecidos pela escola.

“Os novos materiais aliam assuntos que trabalhados teoricamente em sala de aula com atividades práticas, proporcionando aos alunos compreender melhor os conteúdos”, diz o professor do curso técnico em agroindústria, Renado Hey Gondin.

A construção de três novos dormitórios no colégio agrícola estadual Getúlio Vargas, no município de Palmeira, ampliou de 84 para 240 o número de vagas para estudantes. Ainda em Palmeira, o colégio estadual Dom Alberto Gonçalves recebeu novos acervos bibliográficos, equipamentos para os laboratórios de Brinquedoteca, Física, Matemática e Biologia e Informática. A escola atende 386 alunos nos cursos técnicos de formação de docente, administração, contabilidade, recursos humanos e vendas.

“Os novos livros são muito importantes para o processo de aprendizagem dos alunos. Eles se sentem motivados e interessados”, disse a diretora, Cinthia Regina Mourão.

Para a chefe do Núcleo Regional de Ponta Grossa, Maria Isabel Vieira, a expansão do ensino técnico contribui para a qualificação profissional dos alunos e para o desenvolvimento da região. “A formação técnica aumenta a atratividade de investimentos para a região, melhores condições de trabalho e de ganhos salariais. É a perspectiva de um futuro melhor para os jovens e para região que pode se desenvolver com qualidade”, afirmou Maria Isabel.

Cursos ofertados na região dos Campos Gerais:

• Administração

• Agropecuária

• Aquicultor

• Aquicultor Agroflorestal

• Auxiliar Administrativo

• Informática

• Secretariado

• Enfermagem

• Aquicultor Familiar

• Eletricista Industrial

• Eletricista Predial de Baixa Tensão

• Programador Web

• Bovinocultor de corte

• Recepcionista

• Formação de docentes

• Meio Ambiente

• Mecânica de automóveis leves

• Mecânica de máquinas industriais

• Montador/Reparador de computadores

• Operador de Computador

• Operador de Máquinas de Marcenaria

• Operador de Processos Químicos Industriais

• Técnico em mecânica

• Técnico em logística

• Técnico em eletrotécnica

• Técnico em celulose e papel

• Segurança no Trabalho

• Vendedor

Via http://www.educacao.pr.gov.br

19 fevereiro 2013

Bebê com insuficiência respiratória é transferido com avião do governo do Pr, para Londrina. Em Ibaiti





http://portaljnn.com/noticia/bebe-com-insuficiencia-respiratoria-e-transferido-com-aviao-do-governo-do-pr-para-londrina.-27446.html

Concurso público para a contratação de professores e pedagogos


O governador Beto Richa confirmou nesta segunda-feira (18/02) a realização de concurso público para a contratação de 13.771 novos professores e pedagogos para a rede estadual de educação.
imagem

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/index.php

Richa destaca maior contratação de professores da história do Estado


O governador Beto Richa confirmou nesta segunda-feira (18/02) a realização de concurso público para a contratação de 13.771 novos professores e pedagogos para a rede estadual de educação. O edital está disponível para consulta no site www.pucpr.br/concursos.


Richa destacou que nos últimos dois anos já foram contratados 17.261 profissionais concursados para o magistério para a rede de ensino. “Com o novo concurso teremos mais de 30 mil novos professores e pedagogos no quadro próprio do Estado. É uma das maiores contratações da história do Paraná na área de ensino”, afirmou o governador.

O lançamento oficial do concurso foi feito durante a inauguração do Colégio Estadual Tarsila do Amaral, em São José dos Pinhais, onde o governador inaugurou o novo espaço físico da escola. “Não temos medido esforços para melhoria na educação. Essas contratações extrapolam o que planejamos em nosso plano de governo", afirmou o governador.

O concurso prevê cargos de nível superior, para 20 horas semanais de trabalho. As novas vagas atenderão escolas da rede estadual nos 32 Núcleos Regionais de Educação, conforme demanda de cada uma. "Nunca nos afastamos do compromisso pelo ensino de excelência, pois educação é prioridade absoluta em nosso governo", garantiu Richa.

"Esses profissionais vão atender todo o Estado e todas as disciplinas da matriz curricular. Praticamente completaremos o quadro próprio da educação", destacou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Segundo ele, os contratados também chegam para ampliar o contraturno escolar. "Teremos contraturno em mais de 25% das escolas estaduais", afirmou.

CONCURSO – O edital do concurso ficará disponível a partir desta segunda-feira. Das 13.711 vagas, 10% são para afrodescendentes e 5% para pessoas com deficiência. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. As inscrições podem ser feitas no período de 25 de fevereiro a 8 de abril.

A prova objetiva será em 19 de maio com questões de conhecimentos gerais, fundamentos da educação e específica. Os candidatos também terão prova de redação e de didática, além da prova de títulos. A validade do concurso é de um ano após a publicação do resultado com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Via http://www.educacao.pr.gov.br 

18 fevereiro 2013

Primeira sessão da Câmara dos Vereadores - Jaguariaíva




Hoje, 18 de fevereiro de 2013, aconteceu a 1ª sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Jaguariaíva. 
Os 13 vereadores  marcaram presença na sessão,  os pronunciamentos dos  mesmos fizeram referência   a um trabalho de ética e união no Legislativo. Os presentes na sessão foram parabenizados por todos os vereadores e convidados a continuar participando, pois conclui-se que é preciso PARTICIPAR PARA MELHORAR. 
A sessão foi marcada também por um sensação de divisão de ideias e decisões. Como se o trabalho no Legislativo pudesse ter outro "lado", que não o das necessidades e anseios da população em geral.

A ordem do dia trouxe para votação: 

  • Indicação nº 01/13, de autoria do Edil Gilberto Mussi,  sugerindo a possibilidade de vir a ser alterada a pintura amarela de proibição de estacionamento, rua Prefeito Aldo Ribas. 
  • Indicação nº 02 de autoria do Edil Gilberto Mussi, sugerindo que seja solucionado o problema das recorrentes inundações na rua João Pessa, Centro. 
  • Indicação nº 01/13, de autoria do Edil José Marcos Pessa Filho, sugerido que seja intercedido junto à empresa de telefone responsável pelos aparelhos de telefonia da Zona rural, para que se proceda a manutenção dos mesmos. 
As três indicações foram votadas e aprovadas para encaminhamento. 

Tive como primeira impressão, de quem está iniciando nesta função, que os parlamentares devem sobretudo, acreditar nas próprias promessas de campanha, pautar a atuação na lealdade às propostas que foram apresentadas e que convenceram os eleitores a darem um voto de confiança, essa deve ser a bandeira maior. A população clama e espera dos vereadores a atuação firme na construção da cidadania. 








10 fevereiro 2013